Aspectos do Relevos

Aspectos do Relevos
Planaltos e serras

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Localização, clima, e estado de conservação

O território da Mata Atlântica vai do Rio Grande do Norte, até ao Rio Grande do Sul. O clima é quente e úmido. Do ponto de vista economico, ela é muito importante porque essa mata ocupa um papel importante na manutenção dos recursos hídricos disponíveis dos principais estados brasileiros, abrangendo sete das nove maiores bacias hidrográficas do país.
Explorada desda época da colonização, pela extração do Pau-Brasil e, depois pelo cultivo de monoculturas como o café e a cana de açucar, a Mata Atlântica se reduz hoje, a apenas, 7% da sua cobertura original.

Fauna e Flora

Mico-leao-dourado, bicho preguiça, onça pintada, capivara, esses são alguns dos mais conhecidos animais que vivem na Mata Atlântica. Porém, existe 261 espécies conhecidas de mamíferos, isto significa que, se acrescentássemos à nossa lista inicial o tamanduá bandeira, o tatu peludo, a jaquatirica, ainda faltariam 252 mamíferos para completar o total de espécies.
O mesmo acontece com os pássaros, répeteis, anfíbios, peixes.Sem falar de insetos demais invertebrados e das espécies que ainda nem foram descobertas pela ciencia.
A vegetação da Mata Atlântica é conhecida principalmente por sua exuberância e diversidade, é uma das mais ricas do planeta. A Serra do Mar (SP) contém mais de 800 espécies de árvores, sem falar nas plantas não arbóreas, como as trepadeiras, ervas e gramíneas.

Unidades de conservação

As Unidades de Conservação (UCs) equivalem a áreas definidas pelo poder público com o objetivo primeiro da proteção da biodiversidade existente em seu interior. Na Mata Atlântica existem hoje cerca de 860 unidades de conservação, que vão de pequenos sítios transformados em Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) até áreas imensas como o Parque Estadual da Serra do Mar, com 315 mil hectares.